quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Torres Vedras = Vento provoca queda de árvores, arranca telhados e provoca problemas nas estradas

O vento soprou com força, esta madrugada, provocando estragos, no distrito de Lisboa, em especial na região Oeste. Centenas de árvores caíram e muitos telhados voaram. As consequências fazem-se também sentir na circulação automóvel, com dezenas de estradas cortadas ou condicionadas.

No distrito de Lisboa a Autoridade Nacional de Protecção Civil regista vários estragos por causa do vento.

Centenas de árvores caíram, com consequências na circulação: dezenas de vias foram cortadas ou condicionadas.

Os concelhos do Oeste, Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Alenquer e Mafra, são os mais afectados, mas Torres Vedras será o local mais atingido.


«O cenário é muito grave. Nunca tivemos esta experiência em Torres Vedras de algo semelhante a um tufão», explica à TSF Carlos Bernardes, vereador responsável pela protecção civil.

«Estamos com todos os meios no terreno, a desimpedir o número de estradas máximo, quando as pessoas começarem a vir para os empregos», acrescenta.

Carlos Bernardes explica ainda que «dezenas ou até mesmos centenas» telhados de habitações ficaram também semi-destruídos devido à força do vento.

Em Alenquer há mesmo registo de uma casa semi-destruída devido à queda de uma árvore de grande porte e há um registo de uma derrocada que atingiu outra casa, explicou também à TSF Dinis Jesus, do comando distrital de Operações de Socorro de Lisboa.

Já no concelho de Lisboa o vento também fez estragos. Os Sapadores bombeiros da capital registam até ao momento seus quedas de árvores.

Para as próximas horas a Protecção Civil do distrito espera uma acalmia do vento.

Contactado pela TSF, o Instituto de Meteorologia diz que o vento vai continuar a soprar forte até às 8:00 ou 9:00. A partir dessa altura, deve acalmar, mas de acordo com os meteorologistas estará de volta ao final da tarde.

2 comentários:

  1. Ia morrendo de susto , tive de andar no terraço a tentar salvar algumas coisas nem em pé conseguia andar , foi muito mau .

    ResponderExcluir
  2. Esse video da reta de santa cruz foi bem conseguido .
    Dá uma pequena ideia para quem pensa que isto foi só um espirro da natureza , infelizmente foi muito mais que isso .

    ResponderExcluir