terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Falha de segurança grave no Internet Explorer

Uma falha no Internet Explorer permite tomar controlo de um computador e roubar-lhe as senhas, revela a BBC Online. Especialistas aconselham os utilizadores a mudarem de navegador até o problema estar resolvido.
A Microsoft disse ter detectado ataques contra o Internet Explorer 7.0, mas que esta vulnerabilidade também está presente nas outras versões e já pediu aos os utilizadores para se manterem atentos, enquanto prepara uma solução de emergência.
Mais de 10 mil sites já tiveram a sua segurança comprometida desde que a falha foi descoberta. “Neste caso, os ‘hackers’ encontraram o problema antes da Microsoft, o que nunca é uma boa coisa”, avançou Rick Ferguson, conselheiro de segurança da Trend Micro. “Por enquanto, a falha tem sido utilizada para roubar senhas de jogos, mas inevitavelmente os criminosos vão-se adaptar. Se os utilizadores conseguirem encontrar um navegador alternativo, isso seria uma boa medida contra a ameaça.”
Contudo, a Microsoft desaconselha este tipo de acção. “Não posso recomendar às pessoas que mudem devido a esta falha”, afirmou John Curran, representante da Microsoft no Reino Unido à BBC. “Estamos a tentar resolver isto o mais rápido possível. Por enquanto a exploração desta falha só está a afectar 0.02 por cento dos sites.
O editor de segurança da “PC Por Magazine”, Darien Graham-Smith, diz que a Microsoft fez bem em revelar esta falha. “Se se escondem coisas como esta, colocamos as pessoas em risco sem o saberem. Todos os navegadores são susceptíveis a vulnerabilidades de vez em quando. Não faz mal dizer ‘não usem o Internet Explorer’ por enquanto”.
O Internet Explorer é o navegador mais usado em todo o mundo. Outros navegadores como Firefox, Opera, Chrome ou Safari não parecem vulneráveis a esta falha de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário